sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aula 2 - 212MA - O que é supercondutividade?

Aula 2 – Física – 2º Ano Ensino Médio - Texto 2: O que é a supercondutividade?

Outro fator que influencia na resistência de um condutor é sua temperatura. Verifica-se, experimentalmente, que quando um fio metálico é aquecido, sua resistência elétrica torna-se mais elevada. Por exemplo: o filamento de tungstênio de uma lâmpada elétrica comum, apagada, tem uma resistência próxima 20 Ω. Quando ela está acesa e a temperatura de seu filamento atinge cerca de 2.500°C, sua resistência aumenta para aproximadamente 250 Ω.

Evidentemente, quando abaixamos a temperatura de um fio metálico, sua resistência torna-se menor. No início do século XX foi descoberto, pelos cientistas, um fato curioso e de grande importância: observou-se que quando a temperatura do metal se encontra nessa situação, dizemos que ele é um supercondutor. Por exemplo: verifica-se que o mercúrio torna-se supercondutor quando sua temperatura é reduzida para um valor inferior a 4 K.

A partir de 1987, cientistas de grandes laboratórios internacionais conseguiram obter um material cerâmico que se torna supercondutor a uma temperatura relativamente alta (cerca de 125K).

Tudo indica que o fenômeno da supercondutividade, em futuro próximo, venha a se constituir em uma extraordinária descoberta da ciência e da tecnologia modernas. Entre inúmeras aplicações desse fenômeno, mencionaremos a duas seguintes:

- a possibilidade de se constituírem linhas de transmissão de em energia elétrica com material supercondutor evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios (como veremos na seção seguinte, em um supercondutor não há dissipação de calor porque sua resistência é nula ). Nas redes de transmissão atuais, cerca de 30% da energia produzida é dissipada em virtude desse aquecimento.

- quando um ímã permanente é abandonado a uma certa altura acima de um supercondutor, este exerce uma força de repulsão sobre o ímã, que permanece em levitação, sem tocar o material (figura 9-68). Essa propriedade pode ser aproveitada para a construção de trens de alta velocidade, que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre trilhos (no Japão já foi construído um protótipo desse tipo de trem).


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:

Nº:

Turma:

1)Explique o que é a supercondutividade e em que condições alguns materiais se tornam supercondutores ?

2)Quais as duas aplicações possíveis da supercondutividade, citadas no texto?

10 comentários:

Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara disse...

Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara
nº: 8, 9, 17 e 20
212MA

1)A Supercondutividade é um fenômeno que atinge alguns materias cerâmicos e metálicos que reduz sua resistência a zero. Alguns materias quando resfriados a temperaturas de poucos Kelvins tornam-se supercondutores.

2)São elas fazer linhas de transmissão de energia elétrica sem que haja perda de energia com a produção de calor e construir linhas de trem de alta velocidade que funcionariam praticamente sem atrito.

Anônimo disse...

Nomes: Alaina,André,Bueno, Fernanda e Gustavo
Números: 01,07,11, 16 e 19
Turma: 212 MA

01)A supercondutividade é um fenômeno notado em vários metais e materiais cerâmicos, como o zinco, o metal, o alumínio e o mercúrio. Apartir do momento que esses materiais são resfriados a temperaturas extremamente baixas pretendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas. Certos materiais tornam-se supercondutores devido à redução de temperatura, reduzindo a resistência e aumentando a condutividade.

02)A supercondutividade tem várias aplicações, entre elas, as mencionadas no texto tratam da: construção de linhas de transmissão de energia elétrica com um material de supercondução, essa aplicação evitaria a perda de energia por dissipação de calor.

A segunda aplicação citada no texto é a força de repulsão que um supercondutor exerce sobre um imã, gerando uma levitação permanente, podendo ser usada na construção de trens.

Amanda, Ana, Daniel, Caroline, Carina disse...

Nome: Amanda, Ana, Daniel, Caroline, Carina.
N°: 4,6, 14, 13, 12

1)Conclui-se que supercondutividade é a propriedade atribuida a um determinado material em que, de acordo com o aumento de sua temperatura, sua resistência aumenta.

2)Linhas de transmissão de energia sem perdas significativas e rápidos meios de transporte, através da propriedade de repulsão de ímãs, podendo ser utilizada na construção de trens de alta velocidade.

Alvaro, biazi, eduardo, guilherme, hugo disse...

Nomes: ALvaro, Biazi, Eduardo, Guilherme, Hugo
Número: 3,10,15,18,21
Turma:212 Ma

1- Observamos o fenômeno da supercondutividade em diversos metais: entre eles o zinco, o alumínio e o mercúrio. Estes materiais são resfriados até uma temperatura de 0 K e depois elevados até 77 K. No momento que a resistência elétrica é igual a 0 a temperatura é denominada crítica. A temperatura crítica é atingida a partir do resfriamento do hélio ou do nitrogênio liquido.

2 - A supercondutividade pode ser usada no setor de trasnporte energético, pois já que a resistência destes materiais é nula a energia não é perdida durante o processo. Pode ser utilizada também no transporte humano e de cargas a partir do Efeito Meissner-Ochsenfeld onde há a emissão de um campo magnético, possibilitando a utilização de formas de locomoção que não sofrem atrito do solo.

Julia Martins, Letícia, Rebeca, Pablo, Thaylla e Priscila disse...

1) A supercondutividade consiste na capacidade que um corpo tem de conduzir energia elétrica, sem que haja dissipação de calor no processo. As substâncias podem se tornar supercondutoras, de acordo com a elevação ou redução da temperatura.

2)Pode-se usar a condutividade em linhas de transmissão de energia e trens de alta velocidade se deslocam sem atrito.

Os Agregados: Mariana 29; Micaell 31; Paloma 33; Stela 36; Vinicius 39 disse...

1- Supercondutividade é quando um material tem sua temperatura dimunida e sua resistência torna-se menor, facilitando a condutividade. Alguns exemplos de materias supercondutores são: fios metálicos, mercúrio e um material cerâmico específico e etc.

2- Na primeira, seria possível evitar a perda de energia por aqueciento dos fios pela possibilidade de se constituírem linhas de transmissão de em energia elétrica com material supercondutor.
Na segunda, quando se abandona um ímã permanente a uma certa altura acima de um supercondutor, é exercida uma força de repulsão sobre o ímã, que permanece em levitação, sem tocar o materia.

Julia Lima , 24. Mariana Baêsso, 30. Verônica, 38. disse...

Nome: Julia Lima, Mariana Baêsso, Verônica
Nº: 24,30,38

1) Supercondutividade é quando o fio metálico é capaz de conduzir melhor a energia elétrica, sem resistências nem perdas. Para que isso aconteça, o metal precisa ser resfriado, tornando a sua resistência menor.

2) A primeira aplicação seria a constituição de linhas de transmissão com os fios supercondutores, de modo que a energia não seja dissipada, evitando o aquecimento dos fios e a perda de energia.
A segunda aplicação seria a construção de trens de alta velocidade, onde a força de repulsão exercida sobre um ímã pelo supercondutor presente nos trilhos, faça com que o trem "levite" sobre eles, deslocando-se sem atrito.

Nome: Jean, José, Lucas, Yago e Yan Nº: 22, 23, 28, 41 e 42 Turma: 212 MA disse...

1)A supercondutividade é o processo em que certos materiais quando levados a temperaturas baixas tendem a conduzir corrente elétrica, mas sem resistência.Materais em temperaturas baixas se tornam supercondutores.

2)A primeira é a possibilidade de se constituírem linhas de transmissão sem que haja perda de energia por aquecimento dos fios e a segunda é que haja construção de trens de alta velocidade que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre os trilhos.

Vitor Fernandez 40, Yago Miranda 41 disse...

1) Supercondutividade ocorre em certos materiais quando em temperaturas baixas, conduzem corrente elétrica.

2) A primeira aplicação seria em constituições de linhas de transmissão com fios supercondutores, fazendo com que a energia não se dissipe e evitando que o aquecimento dos fios e a perda de energia. A segunda aplicação é na construção de trens de alta velocidade que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre os trilhos

Anônimo disse...

Nome: Julia Receputi Destro
Nº: 26
Turma: 212 – ma
Aula 2
1- Existe uma temperatura na qual a substância passa a ser supercondutora, a qual é denominada temperatura de transição e varia de material para material, por exemplo, o mercúrio ocorre a temperatura de 4k, já o chumbo a temperatura de 7k. Quando alguns matérias estão a baixas temperaturas, são capazes de conduzirem corrente elétrica.

2- O primeiro são linhas de transmissão de energia elétrica, não havendo perda energia com o produção de calor, a segunda é construir linhas de trem com alta velocidade, para que ele se locomova quase sem atrito algum.