Outro fator que influencia na resistência de um condutor é sua temperatura. Verifica-se, experimentalmente, que quando um fio metálico é aquecido, sua resistência elétrica torna-se mais elevada. Por exemplo: o filamento de tungstênio de uma lâmpada elétrica comum, apagada, tem uma resistência próxima 20 Ω. Quando ela está acesa e a temperatura de seu filamento atinge cerca de 2.500°C, sua resistência aumenta para aproximadamente 250 Ω.
Evidentemente, quando abaixamos a temperatura de um fio metálico, sua resistência torna-se menor. No início do século XX foi descoberto, pelos cientistas, um fato curioso e de grande importância: observou-se que quando a temperatura do metal se encontra nessa situação, dizemos que ele é um supercondutor. Por exemplo: verifica-se que o mercúrio torna-se supercondutor quando sua temperatura é reduzida para um valor inferior a 4 K.
A partir de 1987, cientistas de grandes laboratórios internacionais conseguiram obter um material cerâmico que se torna supercondutor a uma temperatura relativamente alta (cerca de 125K).
Tudo indica que o fenômeno da supercondutividade, em futuro próximo, venha a se constituir em uma extraordinária descoberta da ciência e da tecnologia modernas. Entre inúmeras aplicações desse fenômeno, mencionaremos a duas seguintes:
- a possibilidade de se constituírem linhas de transmissão de em energia elétrica com material supercondutor evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios (como veremos na seção seguinte, em um supercondutor não há dissipação de calor porque sua resistência é nula ). Nas redes de transmissão atuais, cerca de 30% da energia produzida é dissipada em virtude desse aquecimento.
- quando um ímã permanente é abandonado a uma certa altura acima de um supercondutor, este exerce uma força de repulsão sobre o ímã, que permanece em levitação, sem tocar o material (figura 9-68). Essa propriedade pode ser aproveitada para a construção de trens de alta velocidade, que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre trilhos (no Japão já foi construído um protótipo desse tipo de trem).
Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:
Nome:
Nº:
Turma:
1)Explique o que é a supercondutividade e em que condições alguns materiais se tornam supercondutores ?
2)Quais as duas aplicações possíveis da supercondutividade, citadas no texto?
14 comentários:
Nome: João Marcos Militão e Caique Braga.
N°: 15 e 3.
Turma: 212MB
1)Supercondutividade é uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando resfriados a temperaturas extremamente baixas, tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas.
2)A possibilidade de evitar a perda de energia por aquecimento dos fios, construindo linhas de transmissão de energia elétrica com o material supercondutor. O trabalho com os imãs que possibilitaria a construção de trens de altíssimas velocidades sem atrito com os trilhos, somente com a força de repulsão sobre o imã, os denominados trens balas.
Nome: Carolina, Ianne, Igor, Jader e Júlia Porto
N°: 5, 11, 12, 14 e 18
Turma: 212MB
1- Supercondutividade pode ser entendida quando uma substancia apresenta a caracteristica de uma resistencia nula em temperaturas proximas ao zero absoluto. Assim a corrente pode transitar livremente sem perda de energia pois não há dessipação de calor.
2- A possibilidade de se constituirem linhas de transmissão de energia elétrica com material supercondutor e quando um imã permanente é abandonado a uma certa altura acima de um supercondutor.
Nome: Camila, Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana e Larissa.
Nº: 4, 6, 7, 10, 19 e 20.
Turma: 212 MB
1 - Supercondutividade é um fenômeno observado em diversos metais e materiais cerâmicos.
Quando esses materiais são resfriados a temperaturas que vão do zero absoluto
à temperatura do nitrogênio líquido não apresentam resistência elétrica. Alguns materiais se tornam supercondutores a partir de um extremo
esfriamento desses, onde é possível conduzir corrente elétrica sem resistências
ou perdas de energia. O método mais simples de medir a resistência elétrica
de algum material é colocá-lo em série num circuito elétrico com uma fonte de
corrente determinada por I e medir a voltagem V que atravessa o material. A resistência
elétrica do material pode ser dada pela Lei de Ohm, onde R=V/I. Se a voltagem é igual a
zero, isso significa que a resistência é também zero, e o material usado está no estado
supercondutor.
2 - A primeira possibilidade é de se constituírem linhas de transmissão de
em energia elétrica com material supercondutor evitando assim a perda de energia
por aquecimento dos fios ao contrário do que acontece nas transmissões atuais
onde parte da energia produzida é dissipada em virtude do aquecimento. A segunda aplicação possível da supercondutividade é que quando se coloca um imã
a uma certa altura acima de um supercondutor, ele exerce uma força de repulsão
que faz o imã levitar, tal aplicação pode ser usada na construção de trens de
alta velocidade que iria se deslocar sem praticamente nenhum atrito a partir
da levitação sobre os trilhos.
Nome: Ana Clara, Francine, João Paulo e Isadora.
nº:02,08,13,16
1)Supercondutividade é um fenômeno observado em diversos metais e materiais cerâmicos, como o zinco, o metal, o alumínio e o mercúrio. Quando esses materiais são resfriados a temperaturas que vão do zero absoluto (0 graus Kelvin, -273°C) à temperatura do nitrogênio líquido (77 K, -196°C), não apresentam resistência elétrica. A temperatura na qual a resistência elétrica é igual a zero é chamada de temperatura crítica e varia de acordo com o material. As temperaturas críticas são atingidas por meio do resfriamento do material com hélio ou nitrogênio líquidos. Alguns materiais tornam-se supercondutores devido à redução de temperatura, que irá reduzir a resistência, aumentando a condutividade.
2)A supercondutividade possui diversas aplicações, entre elas, as citadas no texto tratam da: construção de linhas de transmissão de energia elétrica com um material supercondutor, essa aplicação evitaria a perda de energia por dissipação de calor, o que hoje em dia constitui 30% de perda de energia
Outra aplicação é a força de repulsão que um supercondutor exerce sobre um imã, gerando uma levitação permanente, podendo ser usada na construção de trens que se deslocariam praticamente sem atrito.
Nome: Gabriel Ferreira
Nº.: 9
1)A Supercondutividade é um fenômeno que ocorre em materiais metálicos ou cerâmicos que à determinada temperatura deixam de apresentar resistência elétrica. Materiais de natureza metálica se tornam supercondutores quando submetidos à baixas temperaturas e os de natureza cerâmica quando submetidos à altas temperaturas.
2) O uso de supercondutores abrange o setor do transporte energético, pois sendo a resistência desses materiais nula a determinada temperatura não há perda de energia durante o processo de transporte. Outro uso também se aplica ao transporte humano e de cargas. O chamado Efeito Meissner-Ochsenfeld caracteriza-se pela emissão de uma campo magnético do interior do material que impede a invasão de campos externos, abrindo margem à pesquisa de formas de locomoção que não sofrem com o atrito do solo.
NOMES: Otavio Augusto; Pedro Coelho; Thales de Jesus; Tasso Bernard; Vitor Mateus.
Nº: 33; 35; 40; 39; 41
1) Supercondutividade é quando um material possui resistencia nula e esse valor é atingido em baixas temperaturas e a temperatura em que a restistencia nula é atingida é variavel de um material para outro.
2) As duas aplicações possíveis são: a utilização de linhas de transmissão com materiais supercondutores evitaria a perda de energia pelo aquecimento do material. A outra utilização de supercondutores é a repulsão de ímãs pelo supercondutor, permanecendo em levitação sem tocar no material.
Nomes: Gustavo, Layanne, Maurício e Sarah
N: 42, 22, 32 e 38
Turma: 212 MB
1) A supercondutividade é um fenômeno que ocorre em alguns materiais quando estes são expostos à temperaturas baixas ou elevadas, dependendo do material. Alguns materiais, como a cerâmica, se tornam supercondutores a uma temperatura elevada. Já o mercúrio se torna supercondutor a uma temperatura baixa.
2) Uma aplicação citada no texto foi a construção de linhas de transmissão de energia elétrica, visto que um supercondutor evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios. O segundo exemplo foi a construção de trens de alta velocidade que praticamente levitam sobre os trilhos, em vista da repulsão existente entre o trilho e o ímã.
Nome: Luísa Murta, Luiza Nascimento, Maria Paula, Mariana, Pedro Paulo.
Numero: 25, 26, 28, 29 e 36
Turma: 211MB
1 – Supercondutividade é uma propriedade física que se nota de acordo com que a temperatura de um metal. Ocorre quando a temperatura de um fio metálico diminui, diminuindo assim a sua resistência, ele se torna supercondutor, pois não há dissipação do calor. Quando são resfriados com gases hélio ou nitrogênio líquido e temperatura se encontra abaixo de zero ou níveis muito negativos tornando sua resistência nula, variando de acordo com o material e aumentando sua condutividade tornando-se super condutores
2 - As duas aplicações existentes para a supercondutividade mencionadas no texto são: quando há a possibilidade de construir linhas de transmissão de energia elétrica com material do tipo supercondutor, fazendo com que evite a perda de energia devido ao aquecimento dos fios. A outra aplicação é sobre o ímã que levita. Este ímã quando colocado a uma certa distância acima de um supercondutor, permanece levitando sem tocar o material, pois a partir da força do supercondutor sobre o ímã, os dois materiais se repelem.
Nome:Liz, Maria eduarda, Mariana Oliveira, Marilia, Paulo Cesar.
nº24,27,30,31 e 34.
1)É uma propriedade física que determina por exemplo, o resfriamento de materiais metálicos quando submetidos a baixíssimas temperaturas sem a perdas e sem resistência.
2)As aplicações citadas no texto demonstram as possibilidades de se constituírem linhas de transmissão de em energia elétrica com material supercondutor onde evitaria a perda de energia por aquecimento dos fios. Em um supercondutor não há dissipação de calor porque sua resistência é nula. Uma parte da energia produzida é dissipada em virtude desse aquecimento. Quando um ímã permanente é abandonado a uma certa altura acima de um supercondutor, este exerce uma força de repulsão sobre o ímã, que permanece em levitação, sem tocar o material. Essa propriedade pode ser aproveitada para a construção de trens de alta velocidade, que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre trilhos (no Japão já foi construído um protótipo desse tipo de trem).
Nome: Lisandra Almeida
Nº: 23
Turma: 212MB
1)Explique o que é a supercondutividade e em que condições alguns materiais se tornam supercondutores ?
A supercondutividade pode ser explicada, como um fenômeno físico que ocorre em metais (mercúrio, por exemplo.) e materiais cerâmicos . A temperatura destes materiais abaixam,sua resistencias podem se tornar nulas (se a temperatura alcançada for próximo do zero Kelvin).Nestas condições os materiais são considerados supercondutores.
2)Quais as duas aplicações possíveis da supercondutividade, citadas no texto?
A primeira aplicação citada no texto , seria construção de linhas de transmissão com esses materiais que ,evitaria a perda de energia pelo super aquecimento dos fios, fato que hoje é responsável pela dissipação de 30%da energia produzida.
A segunda aplicação mencionada é a possibilidade do uso de materiais supercondutores na construção de linhas de trens que flutuariam nas linhas por terem ímãs em suas bases que sofrem repulsão dos materiais condutores posicionados nas linhas. Os trens chegariam a altas velocidades deslizando sobre os trilhos.
kero calor
Nome: Amanda Vieira
Nº: 1
Turma: 212MB
1) Alguns tipos de materias quando são resfriados, ou seja, sua temperatura é reduzida, os mesmos tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência e também sem perdas (supercondutores).
2) Uma apliação possível seria a construção de trens de alta velocidade, que se deslocariam praticamente sem atrito, levitando a uma certa altura sobre trilhos, já que já existem protótipos deste tipo de trem no Japão.
Outra possibilidade seria a construção de linhas de transmissão com esses materiais que ,evitaria a perda de energia pelo super aquecimento dos fios.
Rodrigo Peradelles nº37
Turma 212 MB
1- Supercondutividade é um efeito que relaciona a temperatura com a resistencia de compostos metalicos. Sendo que os valores das resistencias aumentam quando os condutores são aquecidos, e os materiais tem sua resistencia diminuida com a diminuição da temperatura, toanando-se supercondutores.
2- A possibilidade de evitar a perda de energia por aquecimento dos fios, e seu uso com imãs pode ser utilizado para se produzir trens de alta velocidade pois nao haveria atrito entre os trilhos e as rodas.
Laura Almeida de Castro - 21
1) Supercondutores são materia metálicos ou cerâmicos que quando submetidos a baixas temperaturas perdem ou abaixam sua resistencia.
2)A possibilidade de linhas de transmissão de em energia elétrica serem construidas com material supercondutor evitando a perda de energia por aquecimento dos fios e construção de trens de alta velocidade com imãs permanentes abandonados a uma certa altura acima de um supercondutor.
Postar um comentário