Esses dispositivos são usados para impedir que a corrente elétrica em um circuito
ou em um aparelho, ultrapasse um certo valor, que poderia causar aquecimento excessi
vo e, assim, provocar danos indesejáveis. Os fusíveis são usados em automóveis, em aparelhos e
lé
tricos e nos circuitos de algumas residências. Eles são constituídos por um filamento metálico (figura 9
-83) que se aquece e se funde quando a corrente ultrapassa um certo valor (próprio de cada fusível), interrompendo sua passagem. Em nossos dias, principalmente nas residências, os fusíveis estão sendo substituídos por chaves automáticas. Essas chaves consistem basicamente de uma lâmina bimetálica (analisada no capítulo 7) que, ao ser aquecida em virtude do efeito Joule, se curva e interrompe o circuito (alguns tipos de chave automática se baseiam em efeitos magnéticos).
Fig. 9-83 – O filamento de um fusível é projetado para se fundir quando a corrente através dele ultrapassa um certo valor (especificado, no dispositivo, pelo fabricante)
O que é um curto-circuito
Em funcionamento normal, uma lâmpada ligada a uma tomada (figura 9-84) recebe uma corrente elétrica que passa pelo circuito ABCDEF. Se por um motivo qualquer (por exemplo, desgaste do encapamento dos fios), entretanto, houver um contato elétrico entre dois pontos do circuito, como os pontos B e E na figura, uma nova corrente elétrica será estabelecida, passando toda ela apenas pelo circuito ABEF (nenhuma corrente passará pela lâmpada). Como esse circuito é constituído apenas por fios de ligação, sua resistência é praticamente nula e, então, a intensidade da corrente nele torna-se muito elevada. Em virtude do efeito Joule, há um considerável aumento de temperatura nesses fios, que pode provocar efeitos desastrosos se não houver uma proteção adequada (fusível ou chave automática)
Fig 9-84 Na figura está ocorrendo um curto-circuito em virtude do contato entre os pontos B e E.
Quando isso ocorre, dizemos que está havendo um curto-circuito nos pontos B e E. A origem dessa expressão está no fato de que, havendo o contato descrito, a corrente passa por um circuito (ABEF) menor que o circuito original (ABCDEF). Por extensão, toda vez que dois pontos de um circuito qualquer são ligados por um fio de resistência nula, dizemos que estamos estabelecendo um curto-circuito entre esses pontos.
Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:
Nome:
Nº:
Turma:
1)Analise a figura 9-84 e explique por que dizemos que ali ocorreu um curto-circuito.
2)Explique por que um fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto-circuito?
10 comentários:
Nome : julia Lima,Mariana Baêsso e verônica
Números: 24,30,38
turma:212-MA
1)Podemos dizer que ocorreu curto-circuito na imagem ,pelo fato da corrente estar passando por um circuito menor onde nao há resistência (EBEF) e não pelo circuito original que há resistência(ABCDEF).
2) Os fusíveis ou as chaves automáticas evitam efeitos desastrosos em um curto-circuito,pois eles evitam que a corrente elétrica ultrapasse um determindo valor evitando o superaquecimento de aparelhos elétricos.
Nome: Jean, José, Lucas, Yago e Yan
Nº: 22, 23, 28, 41 e 42
Turma: 212 MA
1- Pois quando em um circuito qualquer seus pontos são ligados entre si, sem apresentar resistência no fio (R=0Ω), percebemos que ocorre um curto-circuito entre os pontos.
2- Porque quando o fio atinge certa temperatura, o fusível se funde ou se for uma chave automática, essa chave se curva, impedindo a passagem de corrente elétrica.
1- O aquecimento dos fios fez com que os mesmos se chocassem formando um percurso menor sem resistividade por onde a corrente passa, gerando o curto circuito, o qual pode ocorrer faíscas e até explosões.
2- O fusível e a chave automática evitam efeitos desastrosos de um curto-circuito porque são constituídos por filamentos metálicos que são aquecidos e fundidos quando a corrente ultrapassa um certo valor, assim interrompendo sua passagem e o consquente superaquecimento.
1)O curto-circuito na figura 9-84, ocorre em virtude do encontro de dois pontos, no caso B e E, desta forma a corrente elétrica passa por um circuito menor que o original, tendo como resistência valor desprezível.
2)Os fusíveis e as chaves automáticas, evitam efeitos desastrosos, pois os filamentos dos fusíveis fundem-se quando a corrente ultrapassa um valor, interrompendo sua passagem e ao ser aquecida, as chaves automáticas, devido ao efeito Joule que transforma a energia térmica em elétrica se curva, assim interrompendo o circuito.
Ana Clara Guida, Bárbara Benamor, Bárbara Pereira, Gabriela Alves e Helena Alcântara
nº: 5, 8, 9, 17 e 20
212MA
1)Porque com o desgaste do encapamento dos fios os pontos B e E se encontram e neste ponto a resistência é quase nula sendo preferencial para a passagem de corrente, gerando um curto-circuito.
2)Um fusível ou chave automática com o aumento da quantidade de calor a partir do Efeito Joule quando atingem um certo valor desarmam impedindo maior passagem de corrente antes que possa ocorrer algum acidente.
Nome: Daniel, Ana Luisa, Amanda, Caroline e Carina;
Nºs 14, 06, 04, 13 e 12;
Turma: 212MA
1. Pois houve um contato entre dois fios da corrente (antes do resistor), onde a corrente passou por esse ponto, fechando, assim, um curto-circuito.
2. Pois interrompem uma corrente muito grande antes que essa cause danos aos resistores do circuito.
Alvaro 3,Biazi 10,Eduardo 15
Hugo 21 turma: 212 ma
1- O curto circuito acontece pois a corrente elétrica sai do gerador passa por todo o circuito e volta com sua intensidade aumentada. Essa situação ocorreu na figura, com o desgaste dos fios B e E os quais se encostam tendo como consequência a dissipação da energia que é convertida em faíscas.
2- O fusivel e a chave automática são constituidos de filamentos metálicos que quando a corrente ultrapassa um certo valor são aquecidos e fundidos, interropendo sua passagem e acarretando em um superaquecimento.
Nomes: Alaina,André, Bueno, Fernanda e Gustavo
Números: 01,07,11,16 e 19
01) A corrente elétrica que sai do gerador passa por todo o circuito, voltando com a intensidade muito superior. Como ocorreu uma corrosão e o aquecimento dos fios B e E que acabaram se encostando, ocorreu a dissipação e a presença de faíscas.
02)A resistência quase que totalmente nula durante um curto circuito, faz a intensidade da corrente se elevar. Por esse motivo, os chamados fusíveis ou chaves automáticas deixam a linha que entrou em curto preservada, pois interrompem o fornecimento de eletricidade, às vezes derretendo-a.
1) Ocorrou um curto-circuito na imagem pois a corrente passa por um circuito onde não há resistência.
2) Os fusíveis e as chaves automáticas evitam efeitos desastrosas em um curto-circuito pois elas evitam que a corrente se eleve e leve ao superaquecimento se aparelhos elétricos.
Nome: Julia Receputi Destro
Nº: 26
Turma: 212 – ma
Aula 3
1- O curto circuito ocorrido na figura demonstrada, é devido ao encontro de dois fios, o fio B e o E com suas resistências sendo consideradas quase nula, dando lugar a passagem de corrente, fazendo com que ocorra um curto-circuito.
2- Um fusível tem como função impedir que ocorra uma maior passagem de corrente, devido ao aumento de calor, evitando os efeitos de um curto-circuito.
Postar um comentário