segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aula 3 - 212MB - Fusível e chave automática

Aula 3 – Física – 2º Ano Ensino Médio - Texto 3: Fusível e chave automática

Esses dispositivos são usados para impedir que a corrente elétrica em um circuito

ou em um aparelho, ultrapasse um certo valor, que poderia causar aquecimento excessi

vo e, assim, provocar danos indesejáveis. Os fusíveis são usados em automóveis, em aparelhos e

tricos e nos circuitos de algumas residências. Eles são constituídos por um filamento metálico (figura 9

-83) que se aquece e se funde quando a corrente ultrapassa um certo valor (próprio de cada fusível), interrompendo sua passagem. Em nossos dias, principalmente nas residências, os fusíveis estão sendo substituídos por chaves automáticas. Essas chaves consistem basicamente de uma lâmina bimetálica (analisada no capítulo 7) que, ao ser aquecida em virtude do efeito Joule, se curva e interrompe o circuito (alguns tipos de chave automática se baseiam em efeitos magnéticos).

Fig. 9-83 – O filamento de um fusível é projetado para se fundir quando a corrente através dele ultrapassa um certo valor (especificado, no dispositivo, pelo fabricante)

O que é um curto-circuito

Em funcionamento normal, uma lâmpada ligada a uma tomada (figura 9-84) recebe uma corrente elétrica que passa pelo circuito ABCDEF. Se por um motivo qualquer (por exemplo, desgaste do encapamento dos fios), entretanto, houver um contato elétrico entre dois pontos do circuito, como os pontos B e E na figura, uma nova corrente elétrica será estabelecida, passando toda ela apenas pelo circuito ABEF (nenhuma corrente passará pela lâmpada). Como esse circuito é constituído apenas por fios de ligação, sua resistência é praticamente nula e, então, a intensidade da corrente nele torna-se muito elevada. Em virtude do efeito Joule, há um considerável aumento de temperatura nesses fios, que pode provocar efeitos desastrosos se não houver uma proteção adequada (fusível ou chave automática)

Fig 9-84 Na figura está ocorrendo um curto-circuito em virtude do contato entre os pontos B e E.

Quando isso ocorre, dizemos que está havendo um curto-circuito nos pontos B e E. A origem dessa expressão está no fato de que, havendo o contato descrito, a corrente passa por um circuito (ABEF) menor que o circuito original (ABCDEF). Por extensão, toda vez que dois pontos de um circuito qualquer são ligados por um fio de resistência nula, dizemos que estamos estabelecendo um curto-circuito entre esses pontos.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:

Nº:

Turma:

1)Analise a figura 9-84 e explique por que dizemos que ali ocorreu um curto-circuito.

2)Explique por que um fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto-circuito?

12 comentários:

Amanda Vieira disse...

Nome: Amanda Vieira

Nº: 1

Turma: 212 MB

1) A passagem de corrente elétrica acima do normal faz com que ocorra um aquecimento elevado dos fios devido à dissipação instantânea de energia onde os dois acabam por se encontrar ocasionando um curto circuito, que pode gerar desde explosões, calor e faíscas.

2) Se ocorre um disparo da corrente elétrica, a chave trava automaticamente e a corrente é impedida de passar pela fiação. Por isso, quando há um curto circuito, a energia não mais tem a possibilidade de passar.

Caique e Joao disse...

Nome: Caique Braga e João Militao
n 3 e 15
Turma :212MB
1)O Contato entre os 2 pontos B e E corrente eléctrica passa por 1 circuito menor que o circuito original provocando curto circuito.

2)Quando ocorre um disparo da corrente elétrica, a chave trava automaticamente e a corrente pára de passar pela fiação. Por isso que quando há um curto circuito a energia geralmente pára de correr.

Anônimo disse...

Nomes: Camila, Daniela, Fernanda, Gabriella, Juliana

nº 04, 06, 07, 10, 19

turma: 212 MB

1) Podemos dizer que o curto-circuito ocorreu porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.Quando há um contato elétrico entre dois pontos do circuito, como os pontos B e E na figura, uma nova corrente elétrica será estabelecida, passando toda ela apenas pelo circuito ABEF com resistencia nula,assim nenhuma corrente passará pela lâmpada e ocorrerá o curto- circuito.

2) Os fusíveis ou as chaves automáticas agem no curto-circuito de forma que quando a corrente é excessiva, ele interrompe o circuito. Se o fusível não abrisse o circuito, interrompendo-o, a corrente excessiva poderia queimar os fios e causar prejuízos - ou até mesmo um incêndio.

carolina,ianne,igor,jader,julia disse...

Nome: Carolina, Ianne, Igor ,Jader e Júlia

N° 5, 11, 12, 14 e 18

Turma: 212MB

1)O curto circuito ocorre pois há contato entre os pontos B e E ocasionado,muitas vezes, pelo desgaste do encapamento dos fios.Isso ocorre toda vez que dois pontos de um circuito qualquer são ligados por um fio de resistência nula.

2)Pois a chave automática é projetada para dobrar quando uma temperatura muito alta é alcançada, interompendo a passagem de corrente elétrica.

Ana Clara, Francine, Gabriel e João Paulo disse...

ATUALIZANDO!

Nome: Ana Clara, Francine, Gabriel e João Paulo

Nº:02,08,09,16

1- Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada. Foi o que aconteceu na figura representada, com o desgaste do fio B e E e por que estes se encostam, e como consequência a dissipação instantânea de energia causando faíscas.

2- Durante um curto circuito, a resistência praticamente nula faz com que a intensidade da corrente se eleve, em virtude disso, fusíveis ou chaves automáticas preservam o a linha que entrou em curto, pois derretem ou desarmam interrompendo o fornecimento elétrico.

Larissa disse...

Nome: Larissa Martins
N°: 20
Turma: 212 MB

1) Porque os pontos B e E da figura, dois fios distintos, estão se encontrando o que forma um circuito de resistência menor que é preferencial para a corrente elétrica.


2) Porque esses dispositivos interrompem a passagem de corrente quando ela atinge o limite saudável do circuito impedindo curtos que podem levar, por exemplo, a incêndios e danos nos aparelhos.

Otavio, Pedro, Tasso, Thales, Vitor disse...

NOMES: Otávio Augusto; Pedro Luis; Tasso Bernard; Thales de Jesus; Vitor Mateus.

Nº: 33; 35; 39; 40; 41.

TURMA: 212 MB


1) Podemos afirmar que na figura ocorreu curto-circuito porque os fios se tocaram, assim a corrente passa pelo fio que a resisrtencia esta praticamente nulo, e a corrrente nela transportada é muito elevada e pelo efeito Joule hé o aumento de temperatura.

2) O fusível ou a chave automatica evitam o curto-circuito porque evita que a corrente ultrapasse um certo valor que causaria o aquecimento dos fios.

Laura, Liz, Maria Eduarda, Mariana, Marilia, Paulo César disse...

Laura - 21; Liz- 24, Maria Eduarda- 27; Mariana - 30; Marilia -31; Paulo César - 34.

1) Por que ouve um contato entre dois pontos do circuito, sendo assim a corrente passa por um circuito menor do que o original.

2)Pois ao ser aquecida em virtude do efeito Joule, a chave automática ou fusível se curva e interrompe o circuito, não existindo um contato entre dois pontos não ocorrendo o curto-circuito.

Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah disse...

Nome: Gustavo, Layanne, Maurício, Rodrigo e Sarah
Nº: 42, 22, 32, 37 e 38
Turma: 212 MB

1)A figura 9-84 mostra o contato entre os pontos B e E. Esse contato é responsável pelo curto-circuito pois nesse trecho do fio não há resistência e por isso não passa corrente alguma pela lâmpada.

2)A chave e o fusível abrem o circuito quando passa uma corrente maior que a suportada pelo fio evitando assim o aquecimento excessivo e a passagem de corrente.

Lisandra Almeida disse...

Nome:Lisandra Almeida

Nº:23

Turma:212MB

[b]1)Analise a figura 9-84 e explique por que dizemos que ali ocorreu um curto-circuito.[/b]

Um curto-circuito esta ocorrendo na figura. Aoparentemente pelo desgaste dos fios e a proximidade entre os mesmos , o contato entre os pontos B e E faz com que oc elétrons passem diretamente do ponto B para o ponto E , deixando os ponto C e D fora do circuito por isso a lâmpada prensente entre os ponto C e D não acende.

[b]2)Explique por que um fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto-circuito?[/b]

No caso dos curtos-circuitos ocorre o aquecimento dos fios , desse modo apresenta-se a possibilidade de ocorrer aciedentes como incêndios. Quando a temperatura atinge certo valor os fusíveis são ativados e se fundem mpedindo a corrente de continuar passando. Os fusíveis ou chaves automáticas são projetados para impedir que esses efeitos ocorram.

Luísa Murta, Luiza Nascimento, Maria Paula, Mariana e Pedro Paulo disse...

Nome: Luísa Murta, Luiza Nascimento, Maria Paula, Mariana e Pedro Paulo
Nº: 25, 26, 28, 29 e 36
Turma: 212MB

1- O curto circuito ocorre porque a corrente que emana do gerador passa por todo o circuito. O que ocorre na figura é que há um contato entre os pontos B e E onde houve um desgaste no encapamento dos fios,onde um contato eletrico gerou o curto circuito que gerou uma nova corrente eletrica que passará por todo circuiro ABEF.

2- Porque fusíveis são constituídos de fios metálicos que se aquecem e se fundem com a corrente protegendo de um possível efeito Joule que causaria considerável aumento de temperatura, e os fusíveis estão sendo substituídos por chaves automáticas pois elas tem uma lamina bimetálica que é aquecida por causa do efeito Joule, se curvando e interrompendo o curto-circuito.

Isadora disse...

Nome: Isadora Rocha de CArvalho
N°:13
Turma:212 MB

1- O fator que ocorreu na figura foi o desgaste do fio B e do fio E e por estes se encostarem, gerou a dissipação rápida de energia causando faíscas devido a corrente passar por um circuito menor do que o primeiro, podendo ser considerado como curto-sircuito por a corrente elétrica dissipada pelo gerador passar por todo o circuito e voltar obtendo uma grande intensidade.

2- O fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto-circuito, por quando este estar ocorrendo a intensidade da corrente aumenta, e pode chegar a uma quantidade que causa o aquecimento dos fios, assim o fusível ou chave automática age para impedir esse acontecimento.