segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aula 3 - 212MC - Fusível e chave automática

Aula 3 – Física – 2º Ano Ensino Médio - Texto 3: Fusível e chave automática

Esses dispositivos são usados para impedir que a corrente elétrica em um circuito

ou em um aparelho, ultrapasse um certo valor, que poderia causar aquecimento excessi

vo e, assim, provocar danos indesejáveis. Os fusíveis são usados em automóveis, em aparelhos e

tricos e nos circuitos de algumas residências. Eles são constituídos por um filamento metálico (figura 9

-83) que se aquece e se funde quando a corrente ultrapassa um certo valor (próprio de cada fusível), interrompendo sua passagem. Em nossos dias, principalmente nas residências, os fusíveis estão sendo substituídos por chaves automáticas. Essas chaves consistem basicamente de uma lâmina bimetálica (analisada no capítulo 7) que, ao ser aquecida em virtude do efeito Joule, se curva e interrompe o circuito (alguns tipos de chave automática se baseiam em efeitos magnéticos).

Fig. 9-83 – O filamento de um fusível é projetado para se fundir quando a corrente através dele ultrapassa um certo valor (especificado, no dispositivo, pelo fabricante)

O que é um curto-circuito

Em funcionamento normal, uma lâmpada ligada a uma tomada (figura 9-84) recebe uma corrente elétrica que passa pelo circuito ABCDEF. Se por um motivo qualquer (por exemplo, desgaste do encapamento dos fios), entretanto, houver um contato elétrico entre dois pontos do circuito, como os pontos B e E na figura, uma nova corrente elétrica será estabelecida, passando toda ela apenas pelo circuito ABEF (nenhuma corrente passará pela lâmpada). Como esse circuito é constituído apenas por fios de ligação, sua resistência é praticamente nula e, então, a intensidade da corrente nele torna-se muito elevada. Em virtude do efeito Joule, há um considerável aumento de temperatura nesses fios, que pode provocar efeitos desastrosos se não houver uma proteção adequada (fusível ou chave automática)

Fig 9-84 Na figura está ocorrendo um curto-circuito em virtude do contato entre os pontos B e E.

Quando isso ocorre, dizemos que está havendo um curto-circuito nos pontos B e E. A origem dessa expressão está no fato de que, havendo o contato descrito, a corrente passa por um circuito (ABEF) menor que o circuito original (ABCDEF). Por extensão, toda vez que dois pontos de um circuito qualquer são ligados por um fio de resistência nula, dizemos que estamos estabelecendo um curto-circuito entre esses pontos.

Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

Nome:

Nº:

Turma:

1)Analise a figura 9-84 e explique por que dizemos que ali ocorreu um curto-circuito.

2)Explique por que um fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto-circuito?

8 comentários:

Carolina, Gabriel F., Germana, Isabela, Liege e Lívia disse...

Nome: Carolina, Gabriel F., Germana, Isabela, Liege e Lívia
Nº: 06, 11, 14, 16, 20 e 21
Turma: 212MC

1) Ocorreu um curto-circuito porque há junção de um fio elétrico com outro, no caso entre os pontos B e E. A corrente passa por um circuito menor do que o original. Portanto dois pontos ligados a um fio de resistência nula pode-se dizer que há curto-circuito.

2) Porque um fusível ou chave automática impedem que a corrente elétrica ultrapasse o valor máximo que um circuito ou aparelho suportam. Os fusíveis queimam quando esse valor é ultrapassado. Já as chaves automáticas, ao serem aquecidas, se curvam e interrompem o circuito, evitando o superaquecimento e, consequentemente, a um incêndio.

Amanda Meira, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Ferreira, Bárbara Oliveira e Gabriel Passos. disse...

Nome: Amanda Meira, Ana Carolina, Bárbara Pires, Bárbara Ferreira, Bárbara Oliveira e Gabriel Passos.
Números:1,2,3,4,5 e 12
Turma: 212MC

1) Na imagem o curto-circuito ocorreu devido ao contato entre os pontos B e E que levou ao surgimento de uma nova corrente elétrica (ABEF) menor do que a original (ABCDEF).

2) Um fusível ou disjuntor possuem a mesma função: limitar a corrente que passam por eles evitando que o excesso de corrente atinja os equipamentos ligados à fonte emissora. Os mesmos são projetados para suportarem um certo valor de intensidade de corrente.

Débora, Esther, Karen e Letícia disse...

Nome: Débora, Esther, Karen e Letícia.
Números: 8,10,17 e 19
Turma: 212MC


1) Podemos dizer que o curto-circuito ocorre pois há desgaste do fio B e E, estes se encostam gerando um contanto elétrico. A corrente passa por um circuito menor e passam a ser ligadas por um fio de resistência nula, estabelecendo um curto-circuito.

2) Os fúsiveis são usados para evitar que a corrente elétrica ultrapasse um valor alto e fique com um superaquecimento o qual pode causar danos. Quando há um curto circuito, o circuito fica constituido somente por fios de ligação e sua resistência fica
praticamente nula e sua intensidade com um valor elevado, se não houver a presença de um fusível ou chave automática, ocorrerá um aumento de temperatura nos fios o que podera causar danos.

grupo do Léozão Deus disse...

Nome:Clara , Douglas , Gabriel Martins , Iago e Leonardo!
Números: 7 , 9 , 13 , 15 , 18

1)Observamos na figura e com o texto que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que saindo do gerador percorre todo o circuito elétrico, voltando assim com grande intensidade, os fios B e E SE ENCOSTAM ACONTECENDO UM DESGASTE DOS MESMOS E COM ISSO OCORRENDO A DISSIPACAO DE ENERGIA ORIGINANDO FAÍSCAS assim a corrente passa pelo fio de menor resistência elétrica que se caracteriza o curto-circuito.

2) O fusível e a chave automática são dispositivos capazes de impedir que a corrente elétrica ultrapasse um certo valor , seja em um circuito ou em um aparelho. Esse impedimento faz com que não ocorra um aquecimento excessivo . Eles (fusíveis ) são constituídos por um filamento metálico que interrompe a passagem da corrente quando se aquecem e se fundem com esta. Porém estes fusíveis estão sendo substituídos por chaves automáticas já que estas tem uma constituição mais básica (lâmina bimetálica) que ao ser aquecida, se curva interrompe o circuito.

tiau

Lucas Motta, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto, Ramon disse...

Nome: Lucas Motta, Luciano, Pedro Mendes, Pedro Neto, Ramon
Nº: 23, 25, 31, 32 e 35
Turma: 212MC

01- Pois os fios entraram em contato e assim a corrente elétrica passa pelo fio, onde não há resistência. Com isso a corrente nâo chega até a lâmpada e a mesma não acende.

02- Pois antes de causar o curto-circuito e causar grandes estragos, o fusível ou a chave cortam a corrente elétrica que chegará ao resistor.

Nome: Ana Paula,Rhanna e Tathiane. disse...

Nome: Ana Paula,Marianna,Rhanna e Tathiane.

Nº: 43,27,37 e 39.

Turma: 212MC

1)Analise a figura 9-84 e explique por que dizemos que ali ocorreu um curto-circuito.
Porque houve um contato entre os pontos B e E,pois a corrente sempre passa pelo fio de menor resistência elétrica.Dessa forma,a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.Ao se encontrarem,ocorre um desgaste nos fios causando a dissipação de energia que geram as faíscas.
2)Explique por que um fusível ou uma chave automática evitam os efeitos desastrosos de um curto- e cir,cuito?
Pois um fusível ou disjuntor possuem a mesma função de limitar a corrente que passam por eles,evitando que o excesso de corrente atinja os equipamentos ligados à fonte emissora. Os mesmos são projetados para suportarem "X" valor de intensidade de corrente, medida geralmente em Ampêres (A).A diferença entre o fusível e o disjuntor é que o fusível(ex:de tipos;cerâmico, vidro, lâmina, midival, megaval)ao atingir a sua capacidade máxima,queima e deve ser substituído.O disjustor (separador por classes de eficiência),possui uma lâmina que desarma, cortando a passagem da corrente.

Luiz Gustavo, Phelipe Hassum, Raianne Souza, Renan Facuri, Victor Lampert disse...

Nome: Luiz Gustavo, Phelipe Hassum, Raianne Souza, Renan Facuri, Victor Lampert

N°: 26;33;34;36;42

1. Porque por alguma razão (desgaste do encapamento dos fios, superaquecimento) , há um contanto entre os pontos B e E, fazendo com que a corrente nao passe pelos pontos C e D.

2. Porque quando há um fusivel ou uma chave automática, a corrente é interrompida quando ultrapassa certo valor, assim evitando o curto circuito.

Liz, Melissa, Monique, Sabrinna, Thaís, Thaline disse...

1. Podemos dizer que na figura descrita houve um curto-circuito, visto que ocorreu contato entre dois pontos B e E que originou um circuito menor, por onde passará uma corrente intensa, já que sua resistência elétrica é praticamente nula. Como a mesma intensidade de corrente que sai do gerador, percorre o circuito chega ao receptor do gerador com a mesma intensidade; provoca um aumento repentino da tensão no receptor do gerador, fazendo com que ocorra um curto-circuito .Há, inclusive, aquecimento do circuito devido ao efeito Joule,através do qual a energia elétrica é transformada em energia térmica.

2. O fusível ou uma chave automática, impedem que a corrente elétrica ultrapasse um certo valor que não seria suportado. São constituídos de filamentos metálicos que aquecem e se fundem interrompendo o circuito, impedindo que haja um curto circuito